O bom e velho óleo de cozinha… Onde jogar?

oleo-cozinha.jpg

Pequenas Atitudes que fazem a diferença

Acho que a maioria de nós sabe que não se deve jogar óleo de cozinha na pia, porém as pessoas alegam que não sabem o que fazer com o óleo usado e  o óleo acaba mesmo no ralo da pia, no esgoto e finalmente, nos
rios, sufocando os peixes, acabando com um delicado equilíbrio que mantém vivos os rios.Descobri, há alguns dias, depois de muito procurar, que existe no Rio de Janeiro, uma cooperativa “disque óleo vegetal”

(tels. 21 2260.3326 – 7827.9446 / 7827.9449)

Em outros estados deve haver um serviço semelhante. Informe-se!

O QUE FAZER ?
Junte em garrafas pet, de dois litros, no mínimo, o óleo que seria jogado fora e, quando estiver com pelo menos uma garrafa cheia, ligue para eles.
Eles colhem o óleo e gordura de todo tipo em residências e restaurantes.

NÃO CUSTA NADA!

Eles até pagam se a quantidade for superior a 150 litros. É uma boa idéia para os Condomínios implantarem a coleta de óleo e reverterem os trocadinhos para as pequenas despesas. A idéia serve também para igrejas, cujos membros podem doar o óleo usado e o dinheirinho reverter para as despesas básicas. Boa iniciativa também para pequenas comunidades que têm seus catadores de papel, recicláveis etc.

PARA ONDE VAI O ÓLEO ?

O óleo usado que jogaríamos em nossas caixas de gordura, vai para a Fábricas de Sabãos que, por um processo de decantação, separa os resíduos do óleo e reaproveita para fazer sabão. Outras fábricas no Brasil, já fazem o mesmo e têm parcerias com restaurantes, escolas, hospitais, etc. O óleo serve para fazer sabão, shampoo e outros cremes de cabelo, além é claro, de biodíesel, que é combustível alternativo.
Peço então, aos amigos que colaborem, repassando essa notícia e principalmente ligando para lá, ao invés de jogarem o óleo no solo (que contaminará, certamente, lençóis freáticos) ou na pia (que entupirá o esgoto e, fatalmente, matará os rios definitivamente).

Atitudes ecológicas não precisam ser difíceis e caras.
Não poluir os rios e mares deveria ser uma prática habitual em nossas vidas, assim como levar nosso lixo da praia para casa, ou para uma lixeira próxima.
Não quero esperar que o senhor Bush assine finalmente o protocolo de Kyoto! Eu quero fazer a minha parte agora.

Informe-se sobre a coleta em sua cidade!

www.disqueoleo.com.br 

http://www.triangulo.org.br/

http://www.curitiba.pr.gov.br/Noticia.aspx?n=8642

http://www.acif.org.br/projetos/view.php?cod=8

sabao.jpg

About these ads

Uma resposta

  1. ESTIMADOS(A),

    GOSTARIAMOS DE APRESENTAR UMA SUGESTÃO ABAIXO:

    NOSSA IDEIA INICIAL SERIA UM RELEASE SOBRE UMA NOVA OPORTUNIDADE DE NEGOCIO PARA OS PEQUENOS E MEDIOS PRODUTORES RURAIS PARA QUE FAÇAM SEU PROPRIO
    BIODIESEL.

    HOJE O LITRO DE DIESEL ESTÁ NA BOMBA DOS POSTOS R$2,10 CHEGANDO EM ALGUMAS REGIÕES DO BRASIL ATÉ R$ 2,70 ,MOSTRAMOS QUE ATRAVES DE OLEO DE :SOJA,MAMONA,GIRASSOL,DENDE,PINHÃO-MANSO,AMENDOIM,ETC…INCLUSIVE OLEO USADO DE FRITURA PODE SER FEITO O BIODIESEL ACRECIDO DE METHANOL OU ETHANOL +
    CATALIZADOR ( HIDROXIDO DE POTASSIO ) ,MANDAMOS PASSO A PASSO COM SUAS DEVIDAS QUANTIDADES COMO FAZER SEU PROPRIO BIODIESEL.

    ESTUDOS MOSTRAM QUE PODE SER UTILIZADO ATÉ 100 % DE BIODIESEL NAS MAQUINAS,CAMINHÕES,CAMINHONETES OU GERADORES QUE UTILIZAM DIESEL COMO COMBUSTIVEL MOTOR.

    PODEMOS MANDAR UMA PLANILHA DE CUSTOS ENXUTA SOMENTE PARA VC TER UMA IDEIA DE CUSTOS DE PRODUÇÃO DE UM MODELO DE NOSSAS MINI USINAS E SEU RETORNO FINANCEIRO BEM COMO LAUDO DA QUALIDADE DO BIODIESEL ATESTADO PELA FEI /IPEI
    DE SÃO PAULO.

    USAR BIODIESEL CONTRIBUI COM O NÃO AQUECIMENTO GLOBAL ALEM DE TODO PRODUTOR
    DE BIODIESEL GANHAR CREDITOS DE CARBONO POSSIVEIS DE NEGOCIAR NA BOLSA DE
    VALORES CONFORME A LEI AMBIENTAL.

    1 TON DE BIODIESEL PRODUZIDA = 1 CREDITO DE CARBONO HOJE NO MERCADO ‘A EUROS
    18,00 E PODERÁ CHEGAR A EUROS 30,00 ATÉ 2010.

    AGUARDO PODER FAZER UMA PARCERIA COM VOSSO SITE ‘A NIVEL DE DIVULGAÇÃO E OPORTUNIDADE DE MOSTRAR AO PEQUENO E MEDIO PRODUTOR AS VANTAGENS DE SE FAZER SEU PROPRIO COMBUSTIVEL = BIODIESEL ,MOSTRANDO QUE TODOS PODEMOS TER RESPONSABILIDADE SOCIAL EM RELAÇÃO AO AQUECIMENTO GLOBAL.

    SDS

    SERGIO ARDITTI
    PLANETA BIODIESEL
    MINI USINAS & EQUIPAMENTOS
    SÃO PAULO – SP – BRASIL
    11 9918-8891
    sergio@planetabiodiesel.com.br
    http://www.planetabiodiesel.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: