Garrafas PET – Idéias Brilhantes

Essa semana decidi escrever matérias somente sobre recicláveis e quero começar com a Garrafa PET, essa invenção que deu certo em termos econômicos e de praticidade mas que vem trazendo uma dor de cabeça, quando se pensa em degradação de Meio Ambiente.
O Plástico das PETs é feito de poliéster (derivado de petróleo)  e demora até 100 anos para se decompor . São produzidas atualmente, por mês, 370 Toneladas no Brasil, das quais apenas 50% vão para reciclagem (o restante vai parar nos córregos e rios e nos lixões), ocupando 20% do volume dos lixões atualmente.
Felizmente já existe uma tímida iniciativa para conscientização da Sociedade, no sentido de separar os resíduos domésticos.  Em cada Estado, no Brasil, existem cooperativas de catadores que  já começam a perceber que a PET pode gerar renda e, com isso, esperamos que o volume de garrafas plásticas descartadas nos Lixões diminua substancialmente, assim como ocorreu com as latinhas de alumínio. 
Para quem quer aprender um pouco mais sobre o novo universo possível para o plástico que iria parar no canal perto de nossa casa, convido a assistirem os vídeo abaixo, do Globo Repórter, onde a gente conhece o Moisés que resolveu dois problemas de uma só vez, usando garrafas PET, ou um projeto de AQUECEDOR feito a partir de Garrafas PET!

  

Matéria Relacionada: http://ecoamigos.wordpress.com/2007/11/19/feliz-natal-com-pet/

26 Respostas

  1. Olá td bem?
    Estou convidando para visitar meu blog, onde exponho o artesanato feito com materias reciclaveis. Além da feira Cora Coralina aqui em Goiânia, faço parcerias com comunidades carentes, e casas de apoio, escolas, visando o aproveitamento desses materias sem danificar o meio ambiente. Ficarei grato com suas visitas. Pirineus

  2. Eco Amigos, Esses dias escutei na rádio CBN sobre o desmatamento na regiao centro oeste do Brasil. Aonde consigo mais informações a respeito?.É impressionante a falta de informações do Governo para a população.
    Parabens pelo Blog e conte comigo ! Inacio Rodrigo de Castro. http://www.catenaecastro.com.br

  3. Pois é Inacio,

    Fica um vácuo de informações entre Governo e População. Não se tem lançado campanhas educativas de população e o assunto, Aquecimento Global, é veiculado nos noticiários, ainda de forma muito distanciada da população comum. Acredito que é preciso cobrar mais dos órgãos governamentais, para que gastem mais verbas com propagandas educativas sobre mitigação de impacto ambiental, do que com propagandas eleitoreiras sobre o desempenho dos governos de Estado.
    Conte comigo também, no que eu puder ajudar.

    Abraço fraterno e volte sempre! :)

  4. Ola colega!

    Parabéns pela iniciativa. Ví que vc utilizou meu video sobre a montagem do aquecedor de garrafas pet, isso é bom até porque tb peguei a ideia de uma outra pessoa. Já respondi muitos emails que chegaram a mim por meio de seu blog. Posso dizer com certeza que o aquecedor funciona muita bem, o meu ja ficou pronto e me surpreendeu, posso dizer que em comparação aos aquecedores industrializados não perde muito em eficiencia, aquece muito bem a agua e olha que montei no Sul e quanto mais proximo do equador melhor sua eficiencia. No mais gostariade deixar um link direto para o projeto, desta forma quem se interessar pode ir direto na fonte:

    http://josealcinoalano.vilabol.uol.com.br/manual.htm

    No mais sorte e sucesso, abraços Junior/ Biguaçu/SC.

  5. q legallllllllllllll
    séééériooo?
    é lóóógico que simmmm
    hehe
    bye =*

  6. Olá!
    Gostaria de encontar mais diversidade de brinquedos feitos de garrafa PET.
    Se possível, poder me enviar por email e também por ao site, pois muitos professores necessitam de idéias como tais tipos de reciclagens.
    Desde já, obrigada.

  7. Olá, eu gostaria de saber se é possível derreter a garrafa pet e reutilizar em stado pastoso?
    Se alguem tiver uma fórmula, port favor me responda para o meu email.
    Obrigado.

  8. Tambem tenho projetos para garrafas pet e gostaria de saber como consigo derreter as garrafas artesanalmente e aproveita-las em estado pastoso para joga-la em uma forma. Se alguem puder me ajudar agradeço. Favor encaminhar ao meu e-mail.

    Grata

  9. Estou precisando de ideias de brinquedos com suacatas.
    estou anciosa para receber em meu email.
    desde ja agradeço

  10. Olá, também gostaria de saber o processo artesanal para derreter garrafas PET.
    Qual o recipiente apropriado, a temperatura (pode ser microondas?) e materiais apropriados para as formas.
    Obrigado,

  11. oi gostaria de saber como faço brinquedos para crianças de 0 a 6 anos com garrafa pet. obrigado desde já..

  12. Olá, preciso de ideias para o colegio,to sem nenhuma e só tenho um semana para conseguir, se alguem poder me ajudar…Obrigada !

  13. - Achei muito interesante esses trabalhos com garrafas Pets

    Isso ajuda muita gente a econimizar em várias coisas …

  14. Srs. as garrafas PET são de propiedade das empresas de bebidas, a sua reciclagem e/o destruição deveria ser de responsabilidade delas. Lembram quando se usavam as garrafas de vidro? Eles mudaram para plástico porque economizam milhões, não se importando com o planeta. Vamos para de gastar energía, neurónios, imaginação para ajudar eles continuar ganhando milhões, em tanto, destroem a nossa única casa, o planeta.
    Pensem nisso!
    ESSE LIXO NÃO É NOSSO!!!!!!!!!!!!!!

  15. Tenho projetos para pet’s e gostaria de saber como consigo derreter as garrafas artesanalmente e reaproveita-las em estado liquido.
    Se souber algum endereço que eu possa pesquisar, me manda um e-mail.
    eneas.peixoto@hotmail.com

    obrigado

  16. Olá, também gostaria de saber detalhes a respeito do derretimento artesanal do plastico das garrafas Pet. Gostaria de usá-las em estado líquido ou pastoso para que se adaptem em moldes de gesso. Parabéns pela iniciativa.

  17. eu amo garrafa pettttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttt

  18. Ola a todos sou professor de biologia e tenho um projeto sobre garrafa pet, eu crio brinquedos a partir de sucata, sou ecobrinquedista, tenho o orkut visite,

    http://www.orkut.com.br/Main#Home

    ou coloque na google ivan vieira de menezes
    contato direto comigo é no 011 89385481 ou no 011 2203 30 30 com ivan tenho meu e-mail sempretentando@hotmail.com

  19. Ola! gostaria muito que me envia-se molde de imagens de brinquedos feitos com materiais reciclaveis, sou professora da area rural, e por ser comunidade mais carente, procuro sempre trazer alternativas para alegrar a vida destas crianças. Parabens pela iniciativa e por continue nos ajudando a salvar o nosso planeta.

  20. Oi ,meu nome é jéssica tenho 13 anos e gostaria de pedir um favozinho! será ,que eu posso colocar um cartaz sobre um projeto que eu e minha colega Lorena Mendez (13 ano) estamos fazendo !!
    estamos batalhando para divulgar nosso projeto mais o povo ultimamente se encontra um pouco ,como eu posso dizer …
    de olhos fechados para a realidade!!! porfavor :) me mande noticias hihi’

  21. ola, gostaria de saber como construir um embarcadouro de lancha com garrafas Pets.

  22. Gostaria de obter informações a respeito de como derreter, utilizando uma técnica básica e simples (qual a temperatura, em que recipiente para que não queime, não altere a sua cor, etc).

  23. Muito boa a matéria. Todas as informações de como transformar resíduos em novos produtos são essenciais para que as pessoas parem de jogar materiais recicláveis e se conscientizem sobre a importância de preservar recursos naturais
    Nós usamos garrafas pets para fazer camisetas:
    http://www.camisetafeitadepet.com.br
    E vamos tirar 10 milhões de garrafas pet do meio ambiente em 5 anos, como ?
    http://www.eufacoadiferencanomundo.com.br

  24. Ola Boa Tarde…

    Trabalho Em Uma Casa De Recuperção Pra Dependentes Quimico,Gostaria De Saber,Pra Fazer Um Muro De Garrafas Pets o que Eu Colocaria ao meio Delas Entre Uma E Outras? Seria Cimento.

    Desde Já Agradeço a Atenção

    Regina Coelho

Deixe um comentário

