Faxina Sustentável

O Menino Maluquinho

Trago do Blog O FUTURO DO PRESENTE a dica excelente da Mercedes Lorenzo que, atenta à necessidade de consumir sem poluir,  resolveu experimentar e acabou encontrando uma fórmula maravilhosa de material de limpeza que não usa cloro, alvejantes, detergentes, enfim, nenhum produto químico agressivo ao Meio Ambiente.

Para quem nunca pensou sobre o assunto, a quantidade de cloro e produtos agressivos ao Meio Ambiente despejados no esgoto nas grandes cidades é absurda e o esgoto vai parar no rio que vai para os mares e… Sabe aquela história de corais morrendo, de mortandade de peixes… Nós somos responsáveis também. Pense nisso e depois de ler a “dica” da Mercedes, vai ver que pode ser prático, econômico e, principalmente ecológico fazer seu próprio material de limpeza doméstica!

 O Planeta agradece e o Futuro também .

PRODUTOS DE LIMPEZA ATÓXICOS E EFICAZES

“Quando paramos para pensar nas atitudes que podemos tomar em relação à nossa saúde e à saúde do meio ambiente, invariavelmente tudo começa na nossa casa.

Assim como a separação do lixo para reciclagem, a escolha de alimentos sem agrotóxicos, etc… o uso de produtos de limpeza também pode ser pensado com critério.

Buscando informações a esse respeito, fiquei surpresa com a quantidade de receitas de produtos de limpeza caseiros e não poluentes disponível na internet, para quem quiser realmente deixar de despejar pelo ralo aqueles líquidos coloridos e perfumados que escondem vários componentes nocivos (e na maioria das vezes bem pouco eficientes).

Uma outra informação, que poderíamos chamar mesmo de alerta, vem da Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos Estados Unidos: a agência afirma em relatório que a poluição do ar no interior das casas é um dos problemas de saúde ambiental mais importantes do país.

A concentração de substâncias químicas nocivas provenientes de produtos de limpeza tóxicos é de 2 a 70 vezes mais alta do que nos ambientes externos.

Foram detectadas 150 substâncias químicas nas casas.
E parece que a situação é a mesma no Brasil.

Diante desse quadro, porque não experimentar as inúmeras alternativas ao nosso dispor?
Foi o que resolvi fazer.

Já consegui substituir quase a totalidade dos produtos de limpeza aqui de casa, e agora posso afirmar com absoluta certeza: não há dificuldade nenhuma nessa mudança.
Um bom exemplo é a receita de limpador multiuso ecológico que deixo para vocês a seguir, encontrada no site do IPEMA (
http://www.ipemabrasil.org.br/receita.htm ), que me deixou absolutamente encantada.

Esse limpador pode substituir sozinho 80% de tudo o que há na sua prateleira: ele limpa pisos, azulejos, banheiro, cozinha, fórmicas, granito, ardósia, vidros… nem sei o que mais!

E o mais bacana é que limpa com facilidade, sem precisar fazer força.
O cheiro é agradável e o preço é ridículo.

Todos os ingredientes são biodegradáveis, e eu os encontrei numa farmácia de manipulação (fora o vinagre, que comprei no mercado).

Veja só:

  1. · Vinagre branco – (1 colher de sopa)
    · Amônia líquida (amoníaco) – (1 colher de sopa)
    · Bicarbonato de sódio – (1 colher de sopa)
    . Ácido bórico (bórax) – (1 colher de sopa)
    . 1 litro de água

Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os produtos ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Minhas dicas: se quiser “incrementar” o produto com um cheirinho gostoso, em vez de água pura use um chá forte (sem açúcar) feito de folhas de alecrim, folhas de eucalipto ou casca de limão fervido e coado. Eu faço uma receita dupla (dois litros de água e duas colheres de cada ingrediente) para deixar pronta numa garrafa PET devidamente rotulada, na área de serviço.
Agora é com você!”

Mercedes Lorenzo Folha Verde
Abraços.

Matéria relacionada: Faxina Sustentável II

https://ecoamigos.wordpress.com/2007/10/09/faxina-sustentavel-ii/

4 Respostas

  1. Oi, pessoal!

    Tudo bem?

    Gostaria de te parabenizar pela iniciativa do Eco Amigos. Acho o projeto bem interessante. Sempre dou uma passada aqui no blog! Aliás, este texto da Mercedes é ótimo, né?

    Queria convidá-los a visitar o Planeta Sustentável. Trata-se de um projeto da Editora Abril, que abre espaço nas revistas e na internet para estimular o debate plural da sustentabilidade.

    No site, http://www.planetasustentavel.com.br, há várias matérias ligadas à sustentabilidade. Sintam-se à vontade para usá-las, desde que citem a fonte!

    Se quiserem divulgar o Planeta no blog, basta acessar este endereço:
    http://planetasustentavel.abril.com.br/divulgue . Lá tem um selo bem legal, que é constantemente atualizado, com idéias sobre sustentabilidade. Mas se preferirem usar um link, não há problema!

    Ah, vi a comunidade de vocês no Orkut e aproveito para convidá-los a participar da nossa! Espero vocês no http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=38700711

    Parabéns pelo ótimo trabalho!

    Um abraço,
    Andressa Zanandrea – Gestora de Comunidades – Planeta Sustentável

  2. Oi Cláudia e pessoal do Eco Amigos,

    Estão de parabéns por esse blog. O incentivo a preservação da natureza é mostrado de forma clara e exemplificadora! Faxina, sacolas, vovó, dicas… Matérias tão bem elaboradas que deveriam ser utilizados em todas as escolas.
    Quanto ao blog biográfico, eu que agradeço por mais um blog educativo na internet. Espero que tenha muito sucesso na apresentação ! Também desejo que o blog não pare após a apresentação… e como realmente não existem coincidências, minha visita logo no primeiro dia pode ser um aviso de incentivo ao crescimento sistemático dessa semente virtual…
    Como pode ver já visitei todos os blogs menos o da Eco-Chata…., diz ai o endereço… rs

    Muito Sucesso !

  3. […] Faxina Sustentável « Eco Amigos, no WordPress // Nov 11th 2007 at 5:52 pm […]

  4. Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: