Litros de Luz!

Lâmpada, de Garrafas PET

Cada litro que se poupa ajuda a produzir energia – nas hidrelétricas e na engenhoca do mecânico Alfredo Moser. Em 2002, em pleno apagão, o mecânico de Uberaba percebeu que poderia escapar do breu pendurando no telhado de casa garrafas plásticas cheias de água.

“É uma garrafa PET de dois litros, com água limpa, duas tampinhas de água sanitária e um potinho de filme de máquina fotográfica para proteger do sol, para não estragar a tampa”, ensina seu Alfredo.

A invenção atravessou divisas e virou atração no Parque Ecológico Chico Mendes, na Grande São Paulo. Também atiçou a curiosidade da ciência. O engenheiro elétrico Clivenor de Araújo Filho mediu a intensidade de luz de cada garrafa. “Essa luminosidade equivale a uma lâmpada entre 40 e 60 watts”, constata.

A idéia luminosa de seu Alfredo se espalhou pela vizinhança. A dona de casa Geralda Monteiro de Melo tratou logo de instalar as tais lâmpadas de água em casa, até no banheiro.

“O banheiro era incrível de escuro e agora está claro. Ela não tem desvantagem nenhuma. Funciona quando chove, não tem goteira”, garante dona Geralda.

Aprovação também na oficina do torneiro mecânico José Marcos de Castro. A conta de luz baixou. As lâmpadas estão lá há dois anos e sem nenhuma manutenção. “É só deixar lá. Quando eu chego de manhã, já estão ligadas. À noite, desligam automaticamente”, diz.

A imagem é curiosa: bicos de garrafas para fora dos telhados no bairro todo.

Sem janelas e com o orçamento apertado, a dona de casa Lídia Arapongas também fez furos no teto para sair da penumbra. “É ótimo”, elogia.

Idéias simples como essas podem ajudar o planeta, mas precisam ser postas em prática com a urgência que a natureza agora impõe. Rafael e seus colegas de escola, seu Jairo e seu Alfredo já começaram a cuidar do futuro.

Assistam ao vídeo, vale à pena:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM681129-7823-LITROS+DE+LUZ,00.html

8 Respostas

  1. Muito interessante.
    Colocamos um link para este Blog, no Porto Alegre Vive.

  2. Caso tenham uma conta do Google, visitem e coloquem uma mensagem de incentivo aos alunos de uma escola municipal na periferia de Porto Alegre.
    Ele montaram um blog para tratar dos problemas do Meio Ambiente em seu bairro.
    http://asaopedrodopinheiroeomeioambiente.blogspot.com/

  3. Este e-mail recebido do professor da Escola São Pedro, também é extensivo a ti:

    “Estou tão acostumado a lutar sozinho meus combates que me surpreendo quando recebo tão boa acolhida, muito obrigado.
    Já fazem 30 anos que luto por uma educação de qualidade nas classes populares, porque nas classes mais abastadas ela é de melhor qualidade, estou muito agradecido e feliz pela acolhida,
    Valcir.”

  4. Olá Amigos,

    Sempre me deixa feliz saber que outras pessoas estão na mesma luta por um ideal sério e de interesse coletivo. O que tenho a dizer é que “tudo se entrelaça” e não haverá Meio Ambiente se não compreendermos que impacto ambiental passa por questões de Educação de qualidade, Estímulo à profissionalização, Acesso à alimentação saudável e à saúde. Sem essas condições, não conseguiremos manter acesa a vontade de tornar sustentável o Planeta que habitamos.
    Obrigada pelo carinho que vocês tem me enviado e desejo sucesso sempre, para frente e para o Alto!

  5. Gostaria de maiores informaçoes onde posso encontrar algum detalhamento para a construçao de tais lampadas de pet…favor se alguem puder colaborar agradeceria imensamente. obrigado!
    j4nn3r-contatos@yahoo.com.br

  6. Olá Janner,

    As informações da reportagem, dão conta de que é preciso apenas:

    “uma garrafa PET de dois litros, com água limpa, e duas tampinhas de água sanitária e um potinho de filme de máquina fotográfica para proteger do sol, para não estragar a tampa”.

    Daí você faz o furo na telha ou onde vai encaixar a lâmpada, no diâmetro exato da garrafa, para encaixar exatamente na telha e pronto!

    Espero que tenha ajudado. Abraços fraternos!

  7. Saudações. Desde o dia em que vi a reportagem sobre este tipo de iluminação fiquei muito feliz com a possibilidade de redução do uso da energia elétrica para iluminação de interiores. Gostaria de saber onde posso encontrar maiores detalhamentos sobre a construção deste tipo de lâmpada?

  8. Gostaria de saber o que faz produzir essa luminosidade. Se é a penetração da luz do sol dando efeito na água ou uma reação química do tipo fosforescência, efeito foto-químico etc

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: