De volta ao começo…De tudo um pouco.

Tenho recebido alguns emails e perguntas aqui no Blog, sobre assuntos diversos que não domino completamente. Então, na esperança de que os leitores do Blog (agradeço a visita e peço que voltem sempre!) passem por aqui para ver se respondi, vou tentar reunir as perguntas por assunto, para tentar auxiliar os que querem realmente fazer a diferença em nosso Planetinha adoecido.

Me perguntam sobre Créditos de Carbono .

Indico o site http://www.carbonobrasil.com/faq.htm, onde a maior parte das perguntas nesse mercado ainda iniciante e (parece) promissor.

Eu sou suspeitíssima para falar desses assuntos porque, além de não conhecê-los tão a fundo quanto gostaria, do pouco que conheço, me sobra uma impressão de que o verdadeiro foco do problema não está sendo atacado. Parece que há mais pessoa interessadas em ganhar dinheiro com “Global Warming” do que em realmente criar medidas simples para que as populações mais pobres, que são justamente as que mais serão atingidas no mundo inteiro, possam sobreviver às intempéries e catástrofes naturais que se intensificarão. De qualquer forma, para não ser parcial, e até porque acredito que qualquer coisa que se faça nesse sentido, é sempre melhor que coisa nenhuma, estou buscando conhecer mais do assunto, para continuar “trocando” idéias com o pessoal que aparece por aqui e que é sempre muito bem vindo. Então, fica o site, para os que desejarem pesquisar.

ECOVILAS

O conceito de Eco-Vilas surgiu  nos anos 70 e, no Brasil, ainda é muito incipiente. Existem, atualmente, diversas entidades se preparando para receber estagiários e aprendizes de permacultura.

O que é Permacultura?

“criada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970. O termo, cunhado na Austrália, veio de permanent agriculture, e mais tarde se estendeu para significar permanent culture. A sustentabilidade ecológica, idéia inicial, estendeu-se para a sustentabilidade dos assentamentos humanos.

Os princípios da Permacultura vem da posição de Mollison de que “a única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar para si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos” (Mollison, 1990). A ênfase está na aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, construções, e pessoas em um ambiente produtivo e com estética e harmonia. E, neste ponto encontra paralelos com a filosofia de Mokiti Okada,que já na década de 1930 defendia o que foi chamado por ele de Agricultura Natural, que sendo difundida intencionalmente pelas pesquisas de Masanabu Fukuoka por todo o mundo, chegaram as mãos dos senhores fundadores da permacultura e foram por eles desenvolvidas.

Permacultura é uma síntese das práticas agrícolas tradicionais com idéias inovadoras. Unindo o conhecimento secular às descobertas da ciência moderna, proporcionando o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor familiar.”

(retirado do Wikipédia)

Enfim, os conceitos de Eco Vilas, Vilas Sustentáveis e Permacultura, se misturam, levando o Homem a resgatar valores antigos, uma vez que no início dos tempos, os humanos se agrupavam em vilarejos, em aldeias, em pequenas cidadelas. Naquela época, não havia tanto impacto ambiental. E é justamente isso o que as Eco Vilas tentam resgatar. A possibilidade de habitar, viver, plantar, sobreviver, impactando menos o Meio Ambiente, respeitando a máxima de “Viver e deixar viver”. 

Para que se conheça um pouco mais os conceitos de permacultura e de vilas sustentáveis, deixo para os leitores e visitantes deste Blog, os endereços dos links abaixo:

http://yvypora.wordpress.com

www.permear.org.br

Onde o navegante poderá encontrar desde artigos interessantes e esclarecedores, até vídeos mostrando as etapas evolutivas das construções de permacultura.

CONDOMÍNIOS ECOLÓGICOS

Outro dia um leitor me perguntou sobre o que fazer para tornar mais ecológico o seu Condomínio. Eu agradeço a visita e respondo que há inúmeras coisas para se fazer num Condomínio, à fim de torná-lo menos impactante para Meio Ambiente.

– Substituição das lâmpadas convencionais, por outras, mais econômicas;

– Criação de Sistema de Aquecimento Solar, ainda é um pouco caro, mas vale à pena;

– Captação de Água da Chuva; há empresas aqui no Brasil que vão até o local, projetam o sistema e instalam; Para esse eu uso o argumento de que é até pecado usar água potável para carregar dejetos, não acham ? Usar água da chuva para lavar partes comuns do edifício, calçadas, será o grande avanço dos próximos anos.

– Sobre o Lixo: Capítulo especial e problemático em nosso Planeta, há diversas maneiras de se separar o lixo úmido do lixo seco e entregar às Cooperativas de Catadores ou aos Catadores que passam sempre em nossos portões, à procura desses resíduos para vender. Há alguns artigos sobre isso aqui mesmo no Blog e acrescento que com o resíduo pode-se até fazer o bem: Sabia que com 8 Kg de embalagens longa vida prensada pode-se trocar por uma telha ecológica, ou por cadernos, ou por litros de leite? Que condomínio hoje, no Rio de Janeiro, por exemplo, não gostaria de ajudar uma comunidade carente logo ao lado de sua rua ou de seu bairro?  Já parou para pensar na quantidade de embalagens Longa Vida cada família utiliza ao longo de um ano? Acho que daria para trocar por um bocado de cadernos, para os alunos que não podem comprar. Think about.

 

Deixo o site da Recicloteca, que é uma iniciativa da TETRAPAK e do Paulo Ribeiro, seu Consultor aqui no Rio, onde podem-se encontrar, informativos sobre postos de coleta, fotos e tabelas de preço. É sim, uma idéia ainda em princípio, mas se nós, a Sociedade, não nos mobilizarmos para alavancar esses processos, eles jamais sairão do papel e nós seremos responsabilizados por nossos filhos, por não termos feito nada para melhorar as condições de degradação ambiental da única Casa que conhecemos – A Terra.

http://www.recicoleta.com.br/

EMBALAGENS LONGA VIDA – MATERIAL SOLTO
1 Kg
R$ 0,16
TROCA DE EMBALAGENS POR Telhas
140 Kg
1 UNID
TROCA DE EMBALAGENS POR Canetas clic A70
3 Kg
1 UNID
TROCA DE EMBALAGENS POR Estojos c/ 2 canetas clic
7 Kg
1 UNID
TROCA DE EMBALAGENS POR Porta lápis
6 Kg
1 UNID
TROCA DE EMBALAGENS POR Porta clipes
5 Kg
1 UNID
TROCA DE EMBALAGENS POR Caderno
50 Kg
1 UNID
Embalagens Longa Vida - Tetrapack - Retirado do Site Recicoleta

Embalagens Longa Vida - Tetrapack - Retirado do Site Recicoleta

Esperando ter sanado a dúvida de alguns, esclareço humildemente que sou tão somente a moça teimosa que ainda acredita num mundo melhor e que estou, como vocês, tentando aprender.

Abraços Fraternos, Vamos em frente!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: