TATURANAS ASSASSINAS II

Saiu hoje, publicado, no Jornal O Globo, mais uma nota sobre as taturanas venenosas de que já havíamos falado neste Blog. A notícia vem do estado do Paraná e vale à pena ficar atento!

Paraná registra 12 acidentes com lagarta venenosa em 2009

SÃO PAULO – A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná já registrou durante janeiro e fevereiro deste ano 12 casos de acidentes com a lagarta lonomia, comum em todo o estado. Em 2008, 38 casos foram registrados. Uma pessoa morreu. Entre 1984 e 2008, sete dos 444 acidentes registrados terminaram em morte. A lonomia, conhecida popularmente pelos nomes de taturana, oruga e manduruvá, possui espinhos que, em contato com a pele, podem provocar queimaduras, manchas roxas e sangramentos pelo corpo. Isso porque os espinhos possuem um veneno que altera a coagulação sanguínea.

No Paraná, esses animais são mais encontrados no sul, no centro, no sudoeste e no oeste do estado, mas casos já foram registrados na regiões de Curitiba e Londrina. De acordo com bióloga da Divisão de Zoonoses da secretaria, Gisélia Rúbio, a lagarta, que normalmente vive em tronco de árvores nativas, está se adaptando à vida nos troncos de árvores exóticas. Ela afirmou em nota da Agência Estadual de Notícias que, para evitar os acidentes, os pais devem ter cuidado com brincadeiras que as crianças fazem próximas às árvores.

Em caso de contato com a lonomia, deve-se procurar imediatamente um médico. Na maioria dos casos é necessária a aplicação de um soro fabricado pelo Instituto Butantan, de São Paulo. Em emergências, o Centro de Controle de Envenenamentos de Curitiba deve ser acionado pelo telefone 0800-410-148

Para ler a matéria anterior, que publicamos, clique aqui

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: