Ecovilas

Ecovilas são agrupamentos humanos que buscam a auto sustentabilidade e o baixo impacto ambiental . A ecocasa é um elemento fundamental para construção de assentamentos mais sustentáveis. .A descentralização de nossas necessidades é a solução para atingirmos mais facilmente este objetivo. A Ecovila é uma extensão da ecocasa, é um planejamento de ocupação de uma área onde irão morar várias famílias com um mínimo de impacto possível e com convivência social e trabalhos comunitários. A idéia é criarmos vilas auto suficientes, gerando trabalho, conforto, vida social, saúde , educação, e com o mínimo impacto ambiental para isto. Habitações auto sustentáveis são um paradigma da arquitetura do novo milênio, onde os assentamentos populares irão consumir menos energia elétrica, reciclar seu dejetos, economizar água com reciclagens de esgoto e captação de água de chuva. Estas ecovilas terão áreas verdes em sistema agro florestais, que tanto servem para reflorestamento quanto para a preservação ambiental, para o lazer, como também para a produção de alimentos para os moradores O desenvolvimento habitacional hoje em dia provoca uma grande impacto ambiental ao mesmo tempo que sobrecarrega o sistema de fornecimento de produtos básicos municipais como o abastecimento de água, emissão de esgoto, lixo e consumo elétrico. Se não adotarmos uma política de sustentabilidade em nossas cidades entraremos em constantes colapsos no sistema com necessidade de muito investimentos neste setor.

Ecovila: quais são as necessidades e princípios

Água: A água é uma de nossas necessidades mais importantes – se não tivermos água não poderemos viver. Nós somos abastecidos por uma empresa que tem que fornecer grandes quantidades retiradas geralmente de um mesmo manancial ou rio. O que ocorre é que com esta demanda nós estaremos desviando grandes quantidades de água de um mesmo local, prejudicando todo um ecossistema. .Para agravar ainda mais este quadro, depois que a água é usada para atender nossas necessidades, nós despejamos nos leitos dos rios grandes quantidades de água poluída. Se descentralizarmos este fornecimento e despejo, o impacto será bem menor. Uma eco vila tem que criar uma solução local para o fornecimento da água, reciclar e reutilizar as águas servidas.

Energia: Também centralizamos o nosso fornecimento energético. Para sermos considerados uma eco vila, temos que criar sistemas alternativos, não poluentes e renováveisl para nosso fornecimento de energia. Utilizar energia solar, eólica e mini hidrelétricas são soluções ‘a curto prazo eficientes.Podemos ter uma central energética comunitária ou individual. A eco vila utiliza energia não poluente e de baixo impacto .

Lixo: Também pode ser descentralizado. Separado por habitação facilita e torna mais barata sua reciclagem. Uma eco vila recicla todo o lixo.

Alimentos: Uma eco vila busca a sustentabilidade também no fornecimento de alimentos sem agrotóxicos. Poderemos ter uma grande quantidade de alimentos dentro das eco vilas ou incentivar agricultores da região a se tornarem produtores orgânicos. Organizar feiras de produtos regionais para abastecimento de alimento, troca de produtos e informações. A eco vila consome produtos naturais e que não causam grande impacto na sua produção.

Construções: As construções devem ser feitas de materiais retirados do local da obra ou da região, utilizarem o mínimo possível de material industrializado, utilizarem energia renovável e natural para aquecimento e refrigeração Em uma eco vila as construções estão o máximo possível integradas com o meio ambiente.

Trabalho: Temos necessidade de criarmos condições de trabalho que estejam em harmonia com o meio ambiente e produzirmos produtos ecologicamente corretos.

Transporte: Uma eco vila visa minimizar o uso de transporte individual poluente e dá prioridade a transportes coletivos. Utiliza o Maximo possível transportes não poluentes. Cria caminhos exclusivos para pedestres e ciclovias.

Planejamento ocupacional: O projeto de uma ecovila visa ser o mais integrado possível com o meio ambiente. Utiliza os vales para produção;declives para levar água por gravidade às casas; preserva as áreas verdes e o ecossistema; cria áreas para um desenvolvimento futuro; áreas para convívio social, áreas de produção comunitária. Dimensiona os lotes de forma que as habitações estejam rodeadas por áreas verdes, cria acesso facilitado para pedestres e bicicletas além de áreas de lazer e infra estrutura básica. Criamos zonas onde se concentram as atividades de trabalhos, áreas residenciais, áreas de lazer interligadas por caminhos e rodeadas de cinturões verdes. Convívio social. Criar espaços que incentivem o convívio social,.isto irá aproximar as pessoas que vivem nas eco vilas, criando relações amigáveis e comunitárias. Qualquer assentamento humano pode se transformar em uma eco vila, deste que sigam os princípios básicos de uma eco vila. Muitas vilas tradicionais podem se transformar muito rapidamente em eco vilas, más grandes centros urbanos já terão grande dificuldades devido ao grande numero de habitantes, ao grande consumo de energia e matéria prima. Se seus habitantes e dirigentes assim o desejarem podem chegar a ter sucesso.

Para termos assentamentos ecológicos temos que realizar esta mudança dentro de nós, em nossa casa, e à partir desta transformação individual, é que conseguiremos transformar nosso bairro, nossa cidade e nosso país. Depende de cada pessoa, e de cada cidadão. Vamos encontrar a base técnica para criarmos uma eco vila nos princípios da permacultura. Temos que resgatar antigas técnicas que aliadas a novas tecnologias visam a auto sustentabilidade e o baixo impacto ambiental para construirmos um mundo mais em harmonia com a natureza.

Anúncios

18 Respostas

  1. Gostei muito do site.
    Parabéns.
    Precisamos difundir boas idéias.

  2. Hello my friends 🙂
    😉

  3. Gostei do site e continuarei buscando aprender mais sobre uma vida futura em conformidade com a nova necessidade global.

  4. bom, até hj de manha n sabia q existia as ecovilas. Vi uma materia na tv sobre sustentabilidade e gostei mt.
    E gostaria de saber mais sobre auto sustentabiliade. oq eu posso fazer em casa para diminuir o impacto ambiental

  5. eu tambem sou sindico de um predio n mt grande e queria saber se posso fazer algo no predio? grato

  6. Ola! Sou estudante do curso de Ciências Biológicas, pretendo fazer meu trabalho de conclusão de curso(tcc) sobre o assunto relacionado a ecovilas que é um sonho meu desde tempos mais remotos (estou com 25 anos), só que não tenho informações a respeito de livros na qual sirvam de referência bibliográfica sobre o tema, e gostaria se possível de informações a respeito, desde já muito grato.

    Saulo Rodrigo de Oliveira 28/09/2008

  7. Saulo entre em contato comigo, estou procurando pessoas realmente interessadas em ecovilas. Podemos trocar informações, tb sou biólogo e estou iniciando um projeto de ecovila. Demais interessados podem enviar seu e-mail e(ou) add no msn.

    leon_ibi@hotmail.com

  8. Olá Saulo,

    Respondendo ao que você deseja, posso indicar uma série de livros que poderão ajudá-lo .

    É a série Soluções Sustentáveis que você encontra na Loja Verde. Acho que eles entregam por sedex.

    http://www.001shop.com.br/lojas/lojaverde.com.br/produtos.asp?produto=126&categoria=18&inf=3&a1=PUBLICA%C3%87%C3%95ES&a2=Livros#

    Tem também o “Permacultura Passo a Passo”, que é vendido lá, por aproximadamente R$30,00 .

    Abraços fraternos e sucesso em seu projeto!

  9. Gostaria de saber onde existem ecovilas no Brasil e se é possível adquirir uma casa e viver nesse local. Quero dizer, são agrupamentos fechados ou abertos a quem queira juntar-se?

  10. eu odiei este site!!!!!!!!!!!!

  11. gostaria de saber mais sobre eco vilas da vila nova de porto alegre

  12. por favor presciso de ajuda ……..bom nao vou contar nenhuma historia triste mas uma enorme realidade,moro em campinas com a minha separação fiquei com uma chacara o unico lugar q tenho pr mora la é lindo tem aqua em tudo é so cavar q da agua a casa inde moro foi feita na parte de baixo da chacar onde mais tem agua a casa fo fita ate a laje mas nao tem cobertura ode tambem começa um dos meus problemas quando chove molha tudo pela parede é uma boa laje mas nao tenho condiçoes nenhuma de cobrir as telhas sao muito cara e bommmm tem muitas coisas q presciso de ajuda como cobrir como vcs fazem ai nas vilas moro sozinha nao sei oq fazer presciso de ajuda nao queor ajuda com dinheiro nao mas ideias la nao tem nem um jardim ou pomar mas tem peixe no rio q passa por la e tem muitas arvores e muitasssssssss aguas alguem pode me ajudarrrrrrrrrrrrrrrrr por favorrrrrrrrrrr como vou cobrirrrrrrrrrr td isso oq fazer com tantas coisa o esgoto as aguas e a agua la de casa é de poço artesiano

  13. se alguem puder me ajudar meu Email vittivictoria@hotmail.com

  14. olá gostei muito do seu blog e também do conteúdo dele tenho muito enteresse sobre este assunto nosso planeta pede ajuda e ja esta mas do que na hora dos seres que habitam nessa terra fazerem sua parte temos a obrigação de doar um puquinho de nós porque dez da criação do mundo Se pararmos para refletir tudo foi criado para nos ajudar a nos manter vivos então temos que ajudar para que nosso planeta continue VIVO porque se não nossos filhos,netos e bisnétos não teram chance alguma de respirar se manter vivos num planeta que ja esta doente e que ja esta dando vários avisos constantes.
    sou a favor de ecovilas e comunidades pq com elas nasceram uma chance de pessoas acordarem de verdade e ao mesmo tempo entender que tudo é passageiro o verdadeiro valor estão naquilo que não pode ser passageiro então ser um ser humano não é só comer ,dormir e vestir melhores roupas e ter melhores carros mais sim acordar pra verdadeira vida e cuidar de quem nos da chance de esta vivos dia apos dia.

    nosso lindo planeta

    meu msn é RE_FERREIRARJ@HOTMAIL.COM QUE QUISER FALAR ALGO SOBRE PODE ME ADD.
    UM ABRAÇO DE LUZ A TODOS

  15. Oi tudo bom, já sou amigo da permacultura,achei estes sistemas de muita conciencia ambiental, tanto que vai ser meu tcc do curso tecinico de lolistica, da unidade Umep Acacio de Paula Leite Sampaio Aqui de santos, assim que possivel vou visitar o Ipema.

  16. adorei este site, sou vegetariana, tenho um sitio pequeno,morro de vontade de transformar la numa eco vila mas ai k esta o problema desde k comprei sempre disse aqui e o paraiso e ñ se mata nada neste lugar, então se as pessoas k forem para la forem vegetarianas com serteza ñ terei problemas com matança e nem com area verde quero dizer pessoas conscientes,bem o lado bom sempre acaba sendo so um sonho bjsss

  17. MUITO BOM ESSE MODO DE VIDA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: