O que é crédito de carbono?

Créditos de Carbono são certificados que autorizam o direito de poluir.

O princípio é simples. As agências de proteção ambiental reguladoras emitem certificados autorizando emissões de toneladas de dióxido de enxofre, monóxido de carbono e outros gases poluentes.

Inicialmente, selecionam-se indústrias que mais poluem no País e a partir daí são estabelecidas metas para a redução de suas emissões. A empresas recebem bônus negociáveis na proporção de suas responsabilidades. Cada bônus, cotado em dólares, equivale a uma tonelada de poluentes. Quem não cumpre as metas de redução progressiva estabelecidas por lei, tem que comprar certificados das empresas mais bem sucedidas. O sistema tem a vantagem de permitir que cada empresa estabeleça seu próprio ritmo de adequação às leis ambientais.

Estes certificados podem ser comercializados através das Bolsas de Valores e de Mercadorias, como o exemplo do Clean Air de 1970, e os contratos na bolsa estadunidense. (Emission Trading – Joint Implementation).

Há várias empresas especializadas no desenvolvimento de projetos que reduzem o nível de gás carbônico na atmosfera e na negociação de certificados de emissão do gás espalhadas pelo mundo se preparando para vender cotas dos países subdesenvolvidos e países em desenvolvimento, que em geral emitem menos poluentes, para os que poluem mais. Enfim, preparam-se para negociar contratos de compra e venda de certificados que conferem aos países desenvolvidos o direito de poluir.

Crédito de Carbono é então, uma espécie de moeda ambiental, que pode ser conseguida por diversos meios:Projetos que absorvam GEE (Gases de Efeito Estufa) da atmosfera, reflorestamento, por exemplo:

Redução das emissões provenientes da queima de combustíveis fósseis;

Substituição de combustíveis fósseis por  energia limpa e renovável, como eólica, solar, biomassa, PCH (Pequena Central Hidrelétrica) etc;

Aproveitamento das emissões que seriam de qualquer forma descarregadas na atmosfera (metano de aterros sanitários), para a produção de energia.

No Brasil temos um grande potencial para a geração de “créditos de carbono”. O porte de nosso setor florestal é inigualável, nossa matriz energética é peculiar e não nos faltam fatores físicos, geográficos e climáticos favoráveis ao desenvolvimento de fontes energéticas ambientalmente sadias.

Como é feita a quantificação do carbono?

A quantificação é feita com base em cálculos, os quais demonstram a quantidade de dióxido de carbono a ser removida ou a quantidade de gases do efeito estufa que deixará de ser lançada na atmosfera com a efetivação de um projeto. Cada crédito de carbono equivale a uma tonelada de dióxido de carbono equivalente. Essa medida internacional foi criada para medir o potencial de aquecimento global (GWP – Global Warmig Potencial) de cada um dos seis gases causadores do efeito estufa. Por exemplo, o metano possui um GWP de 23, pois seu potencial causador do efeito estufa é 23 vezes mais poderoso que o CO2. Em países como a China e a Índia, ainda é utilizado na indústria de refrigeração, um gás chamado HFC 23 que possui um GWP de 11.700, ou seja, muito mais poderoso que o CO2 e que o CH4.

Esses países estão desenvolvendo projetos de MDL baseados na utilização de tecnologias para coletar e dissolver este gás.

Segunda a Ecosecurities, a tonelada de carbono está sendo vendida no Brasil, por cerca de US$ 5, devido ao risco Brasil.

Risco Brasil – no caso do Brasil, como também no da África, é exigida uma série de certificações e avais em função dos riscos de crédito, por todas as questões de credibilidade: o chamado “Risco Brasil”. O Brasil não é considerado no mercado internacional um bom pagador. Já tivemos escândalos financeiros que assustaram investidores sérios, atraindo ao país investimentos de curtíssimo prazo, capital especulativo e volátil, além dos chamados farejadores das Ilhas Cayman, que adoram negócios “nebulosos” para ancorar as operações de lavagem de dinheiro. Tudo isso entra na contabilidade dos empréstimos internacionais, e o risco que corremos é de acontecer de o dinheiro com taxa baixa ou a fundo perdido chegar na mão do pequeno com taxas altíssimas.

Não se deve esquecer ainda da vulnerabilidade deste indivíduo diante de contratos complexos, projetos duvidosos e pressões de especuladores, interessados em comprar terras abaixo do preço do mercado para se credenciarem a esses investimentos.

Perguntas comuns:

Possuo uma área com reflorestamento, posso ganhar créditos de carbono com isso?

R: Para que um projeto se encaixe dentro das regras do MDL este precisa cumprir um critério que se chama adicionalidade, segundo este, um projeto precisa: ou absorver dióxido de carbono da atmosfera (no caso de reflorestamentos) ou evitar o lançamento de gases do efeito estufa (no caso de eficiência energética). Além disso, por este critério, o projeto precisa adicionar alguma vantagem, a qual não ocorreria sem este. Ou seja, no caso de reflorestamentos já ocorridos, o projeto não apresenta a adicionalidade, pois o reflorestamento já existia na ausência do projeto.

Projetos de conservação de mata nativa ou manejo florestal podem se tornar projetos de MDL?

R: Por enquanto, quanto à obtenção de créditos de carbono, a conservação e o manejo florestal não se encaixam dentro dos pré-requisitos para projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), ou seja, de comércio de carbono.

O mercado de carbono possui um critério que se chama adicionalidade, segundo este, um projeto precisa: ou absorver dióxido de carbono da atmosfera (no caso de reflorestamentos) ou evitar o lançamento de gases do efeito estufa (no caso de eficiência energética). Assim, no caso de conservação florestal, não há adicionalidade pois, sem o projeto, a absorção do CO2 já ocorreria naturalmente. Mas esta possibilidade está sendo amplamente discutida, e já existem algumas bolsas de participação voluntária que negociam estes créditos, fora do mercado vinculado ao Protocolo de Kyoto. Uma destas bolsas é a Chicago Climate Exchange. Existem também alguns fundos que apóiam este tipo de projeto, como o BioCarbon Fund, do Banco Mundial e o Climate Care (www.climatecare.org). Uma possibilidade concreta para incentivar a preservação de áreas de mata nativa é a criação de uma RPPN (Reserva Privada do Patrimônio Natural). Em alguns estados a criação dessas reservas possibilita a isenção de alguns impostos e a utilização dessas áreas para fins de educação ambiental e ecoturismo.

Para mais informações entre no site www.ibama.gov.br ou www.rppnbrasil.org.br

Fontes:

http://www.ambientebrasil.com.br

http://www.carbonobrasil.com/faq.htm

http://www.carbotrader.com/carbono_port.htm

Leia também: Pagamento por serviços ambientais

92 Respostas

  1. Parabéns adorei seu blog!! bem interessante! se também puder visitar meu site de emprestimo, ficarei muito grato é o Canal do Empréstimo http://www.canaldoemprestimo.com.br

  2. Possuo uma área de 20(vinte) hectares e pretendo criar uma RPPN e fazer o reflorestamento, nesse caso terei direito ao MDL ou seja ganhar créditos de carbono com isso?

  3. bom dia!
    possua uma area de 25 hectares de mata nativa , a qual sempre foi preservada , é possivel gerar créditos de carbono, com essa area?
    AVALLONE

  4. Possuimos uma área de 430 ha de mata nativa, 6.000(seis mil) pés de pinheiro Araucária centenários e mais de 10.000 (dez mil) pés de árvores nativas, como posso ter maiores informações sobre como proceder para entrar neste mercado? Aguardo resposta, obrigado.

  5. se uma empresa que produz hoje 100 ton de resina de plastico contaminando o ar com a emissao de 20 ton de dioxido e ela passa a comprar lixo reciclado (garrafas pet ) e passa a produzir as mesmas 100 ton de resina mas emitindo menos dioxido ela podera estar gerando creditos de carbono ? hove ai adicionalidade ?

  6. o fato de eu reciclar o lixo sem poluir e devolver para a cadeia produtiva vendendo esta resina para que sera reutilizada pela industria de transformaçao e assim diminuindo a emissao de gases (adicionalidadde) me habilita a gerar creditos de carbono ?

  7. Olá estou interessada nesse ramo de credito de carbono, mas gostaria de tirar umas duvidas se possível.
    Tenho uma empresa de reciclagem, onde coleto/compro todos os tipos de materiais recicláveis da cidade… Faço a separação por tipo e comercializo com as indústrias…
    Gostaria de saber se a minha indústria se enquadra em algum credito de carbono.
    Obrigada

  8. Bom dia!
    Possuo uma area com 5 halqueris e duas nascentes, e eu gostaria de saber se eu reflostar essa aréa inteira eu seria possivel gerar créditos de carbono? Se for possivel gostaria de saber como fazer e onde procurar para poder transfrmar essa aréa em créditos de carbono?
    Muito obrigado.

  9. trabalho em uma empresa de geração e transmissão de energia, como posso implnatar esses créditos de carbonos dentro desta empresa. é só reflorestar as suas áreas adquiridas, para as construções das usinas e linhas de transmissão.
    abs.

  10. Possuo uma area com 4 halqueris, tem uma parte da area em mata nativa,eu gostaria de saber se eu reflostar essa aréa, seria possivel gerar créditos de carbono? Se for possivel gostaria de saber como fazer e onde procurar para poder transfrmar essa aréa em créditos de carbono?
    aguardo retorno.

  11. Tenho uma área de 14 mil hectares na floresta amazônica, área rica em rios e madeira, área virgem, e como é dentro de uma reserva, estou querendo negociar ela para empresas interessadas nesse ramo de crédito de carbono. interessados 93 9122-0091.

  12. Possuo uma area de 19.8000 ha, sendo 13.2600 ha a ser plantado de eucalypto com 21216 pés, com 3.9600 de reserva legal e 2.5800 de reserva permanente registrada, com licenciamento ambiental, nesse caso posso ter direito de credito de carbono? E como é o procedimento a ser tomado?

  13. eu estou me formando em tecnico em agropecuaria gostaria de saber o que eu posso faser para melhora o meio ambiente nas propriedades que eu for trabalhar,e quais fatores devo observa

  14. Possuo uma aera com 200 alqueires de cerrado e mata nativa. Gostaria de saber da possibilidade de poder obter recursos para manter esse patrimonio intacto.
    grato

  15. Possuo uma prop.rural que tem200ha de reserva legal,posso ter direito de vender o credito de carbono dessa reserva legal?

  16. Estou realizando um projeto de revitalização de uma área desmatada urbana, para a criação de um parque ecológico, realizando-se assim, um reflorestamento dessa área, poderei estar vendendo créditos de carbono?

  17. Possuo uma propriedade de 31 hectares maior parte coberto com mata nativa preservando uma grande nascente de agua. Agua esta que desagua em um outro rio maior que e consumida pela população de uma cidade de 250.000 habitantes distante 12 km desta propriedade. Tenho direito a credito de carbono nesta circunstancia?

  18. Boa tarde, trabalho em uma rede supermercadista onde o nosso consumo mensal de combustível fóssil fica na média de 55.000 litros por mês.

    Gostaria de saber qual seria a quantidade e área de arvores plantadas necessárias para conseguirmos o crédito de carbono e qual certificação ambiental poderíamos alcançar,além de estar ajudando o meio ambiente.E vendemos ainda cerca de 30 toneladas de papelão por mês.

    Ficarei muito grato caso a equipe do WWF possa nos fornecer algum tipo de informação para que possamos melhorar o mundo em que vivemos.

  19. Boa Noite!
    Estamos comuma empresa de Plásticos, estamos com todo o projeto de re-uso de energia. Gostaria de saber, qual empresa pode vender esses crédito, e a minha empresa tem que ter uma certificação?
    Abraço!

    Att.
    Felipe Levien.

  20. Olá! Poderia nos informar como uma pessoa que possui uma grande área de mata nativa pode fazer para entrar nesse mercado? Obrigada

  21. Oi, minha familia tem mais de 1000 hectares de mata nativa, estamos pensando em cultiva-la, para isso teremos que cortar as arvores.
    Estamos avaliando então,se é viável receber creditos de carbono, para preservá-la.

    gostaria de informações se temos direito.

  22. Boa tarde!!!

    Tenho uma área de 576 Alq de mata nativa e outra área de 17 alqueires com eucalipto e pínus.
    Tenho direito a créditos de carbono??
    Grato

  23. Sou gestor imobiliário, e tenho aproximadamente; um milhao de ha. de áreas rurais para serem intermediados. como devo proceder?. Atenc. Valdo Costa.

  24. Temos consultoria ambiental e prestamos serviços na área florestal credito e carbono
    marcelocarcor@gmail.com

  25. Como posso colocar uma área de 65 alqueires de mata atlantica fechada, para obter possibidades de participar desta renda atraves do crédito de carbono visto que manter uma propriedade rural é muito dispendioso e cada vez mais difícil. A visão de que uma area de mata para o proprietario tem que ser encarado como uma cultura ( plantação como outra ) que tem que dar retorno financeiro ao proprietário principalmente para aqueles que dela vive, tem que ser vista como uma saída para manter as matas como gerar renda, não haja?

  26. Como posso colocar uma área de 65 alqueires de mata atlantica fechada, para obter possibidades de participar desta renda atraves do crédito de carbono? Visto que manter uma propriedade rural é muito dispendioso e cada vez mais difícil. A visão de que uma area de mata para o proprietario tem que ser encarado como uma cultura ( plantação como outra ) que tem que dar retorno financeiro ao proprietário principalmente para aqueles que dela vive, tem que ser vista como uma saída para manter as matas e como gerar renda, não acham?

  27. gostaria de saber se é possível obter crédito de carbono no transporte de passageiros(ônibus),como calcular esse crédito,para onde vender e como seria dividido esse crédito entre várias empresas.

  28. TENHO UMA CRIAÇÃO DE SUINOS COM 45 MATRIZES E 3 REPRODUTORES, E GOSTARIA DE SABER COMO POSSO ME INCLUIR NA TRANSAÇÃO DE CRÉDITOS DE CARBONO.

  29. estou com uma área de 45 Hectares e gostaria de saber como proceder para gerar os greditos de carbono.
    Esta área esta com mata nativa.
    Agradeço a atenção.

  30. tenho uma fazenda no mato grosso região do camapuã,tenho uma reserva por lei e tenho eçesso que vou desmatar gostaria de saber si posso passar para credito de carbono ao em vez da desmata,e goataria de saber como agir ?

  31. OFEREÇO MIL HECTARES EM FLORESTA DE EUCALIPTO PARA AQUISIÇAO DE CREDITO DE CARBONO. MAIOR LANCE

  32. Sou ADM. e hoje estou dando aulas no ensino fundamental, sou pioneiro em agricultura organica em Brasilia, sou animado com muita vontade de participar de alguma organização que possa trabalhar com credito de carbono.Gostaria de viver disso.

  33. marcovarelavieira@hotmail.com espero contatos com relação a ONG, que queira , ou esta a procura de pessoas que possam trabalhar com credito de carbono.

  34. 1- Tenho uma area de mata nativa alem da reserva legal, gostaria de saber se e possivel gerar credito de carbono, e se sim como devo proceder para conseguir este beneficio….

    2- Tambem estou interessado em abrir uma representação para encaminhamento de projeto dos demais proprietarios rurais da regiao, isso e possivel? o que preciso?

  35. Gostaria de saber se existe uma quantidade estabelecida de arvores a serem plantadas para que se obtenha uma compensação na emissão de CO2, pois trabalho em empres cujo o consumo estimado de papel é de 3.000.000 de folhas é nosso interesse devolver a natureza pelo o menos em parte o que dela nos apropriamos.
    Grata
    Vany

  36. Temos uma empresa que compramos trapo de algodão(retalho de malha) para ser reciclado ou seja desfibrado e transformado em pluma, esse material antes desse processo era jogado no lixo, nesse caso pode gerar crédito carbono.

  37. Parabéns seu blog é ótimo! muito interessante! se também puder visitar meu site de tecnologia, ficarei muito grato é o TecnoZoyd, http://www.teccnozoyd.com

  38. BOA NOITE, TENHO 12 ALQUEIRES DE EUCALIPTO PLANTADO DE VARIAS IDADES, PRETENDO VENDER CREDITOS DE CARBONO. QUEM INTERESSAR, ENTRAR EM CONTATO: viveiromataverde@hotmail.com

  39. Olá, boa noite, desenvolvo um Projeto em meu Município que envolve reflorestamento e preservação de nascentes.Esse trabalho se enquadra no crédito de carbono? Desde já agradeço vossa atenção. Um abraço. Nélis

  40. Sou criador de suínos com 500 matrizes, que geram grande quantidade de dejetos. Como poderia participar de projeto para vender crédito de carbono?

  41. Oi…!
    Batalho há 50 anos por um (Ambiente inteiro) más sou deficiente físico, tenho grande experiencia no ramo, e tantos!
    Sou professor…..,…..,…. más agora trabalho em casa ou estou tentando, mesmo com a net a lenha q tenho, desenvolvo projetos de soluções tudo a favor profissionalmente e pessoalmente colaboro aquí em Caraguatatuba, a mais de 40 anos, por sustentabilide, fundei a feira do hippie, ajudei a fundar a Fundação cultural, a normatizar a serra do mar, o parque ecologico de Caraguatatuba e outros e gostaria de apresentar alguns produtos q criei a vcs, mande-me seu e-mail para q eu possa enviar Pdfs.
    grato,..
    nilson
    fone (12) 3887-7052 fax pb/cor 12 3887-7041.
    e-mail: traducoesbr@gmail.com.br
    traducoesbr@yahoo.com.br

  42. um projeto industrial que tenha objetivo de reduzir o enxofre (gases sulfídroicos?) é considerado em ter Crédito Carbono? Como seria avaliado?

  43. Faço parte de uma ONG e quero saber podemos vender credito de carbono nossa ONG é Ambientalista temos a maior preocupação com o meio ambiente por isso quero saber como podemos agir nesse projeto.

    Obrigado,

  44. minha familia possui 75.000 hectares de mata tropical em carauari no amazonas e seringais.Gostaria de saber quantos creditos de carbono por ha e qual o valor do credito, pois muitos me oferecem valores baixos de credito de carbono e com quem fazer negocio seguro.

  45. minha familia tem uns 20.000 metros de terra nativa queria saber se tem direito do credito carbono amazonas obrigado

  46. awe vlw ajudo no trabalho da eskola xD

  47. Uma empresa de saneamento que queima metano gerado por tratamento de esgoto sanitário tem direito a créditos de carbono.
    Obs.: Não usamos para produzir energia somente queimamos.
    Obrigado,

  48. Duas questões:

    1 – Tenho 10 alqueires de pinus cujo corte somente ocorrerá em uns 15 anos. Como devo proceder para beneficiar-me dos créditos de carbono?

    2 – Um equipamento de prevenção e combate a incêndios florestais, que não se utiliza de água ou de produtos químicos (patenteada), está sendo industrializada e deverá estar no mercado em alguns dias. Ela pode gerar crédito de carbono ?

    É importante que eu receba resposta rápida, devido às providências comerciais, fiscais e de marketing.

    Aguardo, agradecido.

    Darlô

  49. Tenho uma área de 13 hectares na zona da mata mineira, gostaria de saber se consigo ter direito ao MDL, ou seja ganhar créditos de carbono. Se houver possibilidade teria interesse em reflorestar esta área, que atualmente é pasto.
    Aguardo resposta, desde já obrigado.

  50. meu trabalho de coclusão de curso é sobre crédito de carbono,gostaria de receber mais informações sobre a materia.abraçoss

  51. Possuo algumas áreas de reflorestamento e de mata nativa, documentandas como reserva legal de propriedades de pecuária e agricultura no Paraná.
    Posso utilizar essas áreas para comercializar créditos de carbono. Como devo proceder e qual o valor que áreas dessas podem gerar em média.
    Agradeço desde já…

  52. bom dia
    eu tenho 8.300 hectares de mata tropical no estado de goias,gostaria de saber se posso negociar para credito de carbono e com quem, pois não pretendo vender e correr risco de desmatamento.

  53. Possuimos 35.000 hectares de terras, mata nativa na região de Coari no Amazonas.Estamos interessados na formação de parcerias com empresas privadas ou ONGs para desenvolvimento de projeto auto-sustentável e recuperação de créditos de carbono

  54. Possuo no Parana, proximo da regiao metropolitana de curitiba, na rodovia BR 116 uma area de mata atlantica com muita araucária,de 50 mil m². tem alguma chance de isto vir a gerar creditos de carbono ?

  55. temos um limitador de alcool na gasolina;metodos e formulas anti fraudes combustiveis
    Para esta formula, vamos usar um corante extraido das folhas de cana de açucar, mais ou menos 400 milhões de quilos de folha por ano.que deixaram de serem queimadas.
    Esse procedimento diz respeito a credito de carbono?
    gratos antecipadamente pela resposta.
    Claudeci
    esse corante podera ser usado em outras areas

  56. Possuo uma área de 51 ha, no Rio Grande do Sul, sendo 20 ha de mata nativa, gostaria de saber se há possiblidade de obter o crédito de carbono e como proceder para tal.

  57. Quem somos

    O Grupo GREEN CO2 oferece produtos e serviços que convergem em diversas soluções nas áreas de consultoria e projetos ambientais, reflorestamento, green building, recursos hídricos, recuperação de parques, créditos de carbono, commodities e investimentos.

    Oferecemos aos nossos clientes a possibilidade da contratação de um conjunto completo de soluções, atendendo desde uma necessidade específica até um projeto com soluções múltiplas integradas.

    Projetos de carbono:
    Reflorestamento
    REDD ( desmatamento evitado)
    Biomassa
    Energia
    Metano

  58. como e feita a quantificaçao do carbono e feita com base de calculo come eu chupa

  59. quero da a bunda chupa eu igao igao igao igao

  60. Tenho 540 hectares de mata atlantica, no sul da Bahia, onde 20% stá com plantação de cacau. Posso obter algum credito de carbono para continuar preservando a mata?

  61. O critério “adicionalidade”, no meu ponto de vista, gratifica quem destruiu a natureza e penaliza quem a conservou. Justifico: quem no passado desmatou suas reservas naturais pode agora, mediante projeto, implantar reflorestamento e obter os créditos de carbono. Ao contrário, quem preservou suas florestas nativas, além se agora não mais poder desmatá-las (especialmente quem está na Mata Atlântica) está impedido de usar a área para o reflorestamento e, consequentemente, despojado de qualquer possibilidade de obter créditos de carbono.
    Em assim sendo, é absolutamente necessário rever-se a questão a fim de gratificar aquele que preservou a floresta nativa, imbuído da consciência ecológica e de preservação.

  62. Olá foi muito importante esta enquete aq pq além de ajudar e conscientizar, foi muito bem feita parabéns!!!

    e ajudou no trabalho de geografia hehe

    um Beijoo

  63. Boa tarde , tenho 550.000 m2 na ilha comprida ,existe a possibilidade de alguma empresa comprar ,para manter a area verde ?
    fico no aguardo de resposta.
    obrigado
    Mario

  64. Quais as medidas para que uma empresa de reciclagem de Papel, Plastico e metais Transforme os seus serviços em bonus de crdito de carbono

  65. tenho uma gleba de terras medindo aproximadamente sete milhões de metros quadrados de floresta nativa no estado de São Paulo.
    Quero saber da possibilidade de ser incluída nos creditos de carbono.

  66. Tenho uma area de mata nativa alem da reserva legal, gostaria de saber se e possivel gerar credito de carbono, e se sim como devo proceder para conseguir este beneficio….

  67. Bom dia!
    Possuo duas área de terra:
    Uma com 20 hectares e uma nascente, outra com 230 hectares, e também com uma bela nascente.
    A segunda, situa- se dentro de um Parque Estadual( decreto assinado, bem após a compra da área.) O que complicou muito, tudo o que sempre quis fazer dentro dela.Me foram negados pelo ITC, vários projetos ( piscicultura, um deles), não posso fazer nada, mas o governo tampouco desaproria a área e indeniza..
    Pergunto:
    Posso reflorestar esta área (as duas), e seria possível gerar créditos de carbono? Se possível, por onde começar? Quem procurar para dar início a este projeto?
    Fico no aguardo de resposta.
    Atenciosamente,
    Maria Tereza Prieto

  68. Muito bom saber q existem pessoas interessadas em divulgar este tema ainda desconhecido para a população principal interessada e beneficiada dos projetos. Pena q como tantos outros vc tbém cita a idéia errônea de q o crédito de carbono dá o direito de poluir, acredito q esta idéia é q atrofia a prática de projetos tão simples na prática, mas, tornados tão burocráticos, principalmente no Brasil. Os projetos podem ser investimento de países mais poluidores q compensam o q já poluiram comprando os créditos mas tbém podem ser feitos com particulares, como no caso das PCH’s q só exigem autorizações locais mas os contratos são firmados entre intermediários, proprietário e empresa estrangeira interessada na viabilidade do mesmo!!!!precisamos de gente especializada aqui no Brasil, até então só dois ou três Estados brasileiros possuem gente q trabalha nesse ramo, em Goiás tbém temos projetos em execução sob a orientação de projetos de pesquisa da UCG, CEFET e alguns da UFG. Estudei vários destes projetos durante minha graduação em Direito e no projeto de pesquisa focado no mercado de carbono, me especializei no projeto de captação de metano em aterro sanitário. Bem, deixo aqui minha participação e meu comentário. Att. fiquem todos com Deus

  69. tenho 6 hectare de eucalipto em minha propriedade e queria saber se posso ganhar algum bonus de credito de carbono. aguardo resposta.

  70. Excelente blog. Parabéns!
    http://www.3lambiental.com.br especializada em projetos para sequestro e compensação de co2.

  71. Gostaria de saber se aqui no brasil, qual empresa que ja consegui o direito do crédito de carbono? Pois somos donos de 3 industria de blocos cêramicos, e gostaria de me aprofundar nesse assunto. Se ja existi alguma empresa, por favor me informe.

  72. e muitoooooooooooooooooo legal eu estava na faculdade e tinha acabado de ler esse texto como caio na prova surpresa,eu havia aprendido na 7 serie ve se pode??

  73. Olá. Minha família está plantando teca e já temos 70mil árvores. Gostaríamos de saber como podemos usá-las para créditos de carbono. A quem devo procurar? Como faço um projeto? Pra quem apresento? Existe alguma empresa especializada nisso que poderia nos ajudar?
    Muito obrigada.

  74. Olá, trabalho com reciclagem de óleo vegetal será que tem como ter esse certificado de credito de carbono??
    Se tem qual seria o caminho para conseguir???
    Desde já agradeço a atenção
    Solange
    megaoleo@ig.com.br

  75. olá. temos uma área em minas com 70 mil pés de eucalipto plantados a +ou- 02 anos e mais área de preservação (nascentes e riachos), é possível gerar céditos de carbono? onde faço um projeto?
    obrigado.

  76. Olá,

    Entre em contato pelo email: green@greenco2.net

    É possível desenvolver sim projeto de carbono nessa área.

    sds

    Fernando

  77. Saudações! Hoje mesmo, assistindo um canal da Sky um documentário sobre o assunto, foi comentado que na agricultura, quando não se lavra a terra para fazer o plantio(plantio direto), se evita a emissão de gases de efeito estufa e isso também pode gerar créditos de carbono. Podes me informar algo à respeito?

  78. Boa noite
    Tenho uma empresa que processa 80ton mes de polietileno de baixa densidade ( embalagens plasticas) todas provenientes da industria.
    Este volume de material seria descartado em aterros sanitarios sem qualquer tipo de tratamento
    O que eu quero saber e se minha empresa tem condição de fazer um projeto que venha a se beneficiar de creditos de carbono ja que este material que iria ser descartado esta sendo reaproveitado e diminuindo as emissões de poluentes das petroquimicas e diminuindo o inpacto do plastico no meio ambiente.
    Aquele que possuir alguma informaçãoa respeito favor entrar em contato

    alex.ne.po@hotmail.com

  79. Olá bom dia,,,, gostaria se possível que repassasse mais imformações de como eu possa conseguir esse credito de carbono, ficaraia muitop grato, pois resido do seme-árido brasileiro, para isso preciso de melhorar nossa mata nativa!!!

    Mande para meu e-mail se possivel!!!!!!!!!

    obrigado!!!

  80. Ola boa tarde
    Gostaria de saber se é possivel alugar uma área de terra de 2500 hectares de mata nativa no Mato Grosso.
    Aguardo contato
    saletetonello@hotmail.com
    Salete

  81. Possuo uma área de 20(vinte) hectares e pretendo criar uma RPPN e fazer o reflorestamento, nesse caso terei direito ao MDL ou seja ganhar créditos de carbono com isso?

    att.
    Vando

  82. Temos uma área com mais de 2.000 mil hectares de cerrado no oeste baiano divisa com minas. Gostaria de saber como conseguir crédito de Carbono.
    Aguardo Contato.
    grato.

  83. boa noite, gostaria de saber,qual documento e nessesario para dar entrada no proçesso sobre o assunto,obrigado alberto. topógrafo de coari am

  84. tenho uma propriedade de 600 ha de mata intacta e quero participar do credito de carbono caso contrario vou ter que derrubar e plantar pastagem para criaçao de animais .Como posso fazer para manter intacta e ser remunerado pelo credito de carbono?

  85. Bom dia Gostaria de saber se paineis solares podem ser aceito para solicitação de credito de carbono?

  86. Tenho uma area de 7.000 hectares e gostaria de saber com fazer para obter creditos de carbono e ou vender essa area para reserva legal (região do pantanal)

  87. preciso saber mais sobre crédito carbono, achei muito importante e com isso quero me aprofundar mais, até porque moro em uma area de mata na região sul do estado de Roraima.

  88. ola telho 229000 hectares de mata amazónica para vender com possibilidades de mais 20000 hectares ao lado para venda se houver aleguem que estiver entrosado contacto (marciliobarbaramartins@live.com.pt

  89. sou da serra de santana no estado do RN, tenho uma area de 196 hectares,
    sendo 48 hecteres ha 800m de altitude e o restante com auto relevo e sertoes
    e estao construindo um parque eolico que vai englobar essa parte da altitude. sendo toda nativa e preservada, gostaria se saber se eu tenho direito a creditos de carbono por as duas areas?. um forte abraços a todos.

  90. Boa tarde,

    Desenvolvemos projetos de créditos de carbono para Projetos Florestais, Energia Limpa, Compostagem, Biomassa.

    Para maiores informações acesse o site: http://www.greenco2.net

    ou pelo email: green@greenco2.net

  91. ola, estou cursando o primeiro ano de gestao ambiental, e gostei muito do assunto credito de carbono, queria saber mais sobre a adicionalidade.

  92. eu adorei tudo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: